Filtro de Daltonismo

Automação Industrial

Eixo Tecnológico: Controle e Processos Industriais

Coordenador: Prof. Me. Marcio Henrique Diniz Marques

Contato: marcmarq2@yahoo.com.br

  • O que o aluno estuda

A automação é uma tecnologia que utiliza sistemas mecânicos, eletrônicos e computadorizados para a operação e controle da produção industrial. Por isso, física, eletricidade e cálculo são disciplinas fundamentais para o curso, assim como eletrônica analógica e digital. O aluno vai aprender a programar máquinas e microcontroladores, que são microprocessadores especializados para automação e controle de processos industriais. Estuda também o funcionamento de máquinas elétricas e das instalações elétricas industriais, além da aplicação dos conhecimentos de robótica e robôs para automatizar e otimizar a produção. A automação permite aumentar a eficiência e a produtividade, melhorando a competitividade.

  • O que o profissional faz

É responsável por definir e desenvolver soluções sem a interferência humana – ou seja, com uso de máquinas. Realiza automações nos mais variados sistemas industriais, desde um simples equipamento até a automatização de toda planta fabril. O tecnólogo vai determinar, por exemplo, se é necessário utilizar uma esteira para transportar produtos de um ponto a outro da fábrica ou um braço mecânico para realizar tarefas de precisão. O profissional trabalha para a modernização dos processos, planejando e supervisionando a instalação de equipamentos de automação e sua manutenção. Pode atuar também na programação de máquinas.

  • Onde trabalhar

Indústrias de todos os setores, como metalúrgicas, automobilísticas, petroquímicas, siderúrgicas, farmacêuticas, cosméticas, alimentícias, de mineração e de geração de energia. Pode atuar também em instituições de ensino e pesquisa. Como empreendedor, o tecnólogo pode abrir sua própria consultoria, por exemplo.

Horario de Aulas do 1º Semestre 2024